Pesquisar este blog

Ibanez - A historia

quinta-feira, 9 de junho de 2011 comentários




A história da IBANEZ começa em 1908 quando a companhia chamada Hoshino começou como uma pequena loja de instrumentos musicais e depois se tornaram distribuidores de instrumentos musicais em Nagoya no Japão.
A marca surge em 1929, ano em que Hoshino Gakki começou a importar guitarras Salvador Ibañez da Espanha.

Durante a guerra civil espanhola a fábrica Ibañez Salvador foi destruída por completo. Hoshino acabou por comprar os direitos do nome IBANEZ e começou a enviar guitarras com um visual incrível para os Estados Unidos, muitas delas hoje são vendidas em lojas de departamento.
Logo depois, Hoshino abriu um escritório próximo a Philadelphia para uma distribuição mais eficiente das guitarras nos Estados Unidos. Muitas dessas guitarras são cópias de alta qualidade de quase todos os modelos famosos, porém com preço baixo. Naquela época muitos instrumentos americanos passavam por uma época crítica onde os preços subiam e a qualidade caia, e essas cópias aqueciam o Mercado.
Na década de oitenta começam a desenvolver seus próprios modelos: a linha solid body (tocada por Bob Weir do “Dead”), a Iceman (se tornou famosa pela primeira vez nas mãos de Paul Stanley do Kiss) e as guitarras de George Benson, as primeiras de jazz a com corpo desenvolvido para tocar em alto volume no palco.
Muitas dessas primeiras guitarras continuam a valorizar a cada dia e muitas delas são itens de colecionador.
No metade dos anos 80 com o interesse crescente em rock instrumental e seus guitarristas, a IBANEZ em colaboração com músicos como Steve Vai, Joe Satriani, e Paul Gilbert criou os modelos JEM, JS, RG e S. Hoje , versões atuais desses modelos ainda são considerados referência para guitarristas de hard rock e rock instrumental.
Como sabemos, tanto para guitarristas de rock como guitarristas de jazz, a marca tem uma impressionante linha de guitarras semi-acúsitcas para jazz como os modelos já mencionados de George Benson, 2 modelos de Pat Metheny, e mais recentemente, a nova linha semi-acústica signature de John Scofield.
A IBANEZ também é uma das maiores fabricantes de baixos no mundo. A primeira atenção dada aos baixos se deu nos anos 70 e 80 com instrumentos de corpo e braço inteiriços e captação ativa.
Notoriamente conhecida e consagrada, com fãs pelo mundo inteiro, IBANEZ é referência de qualidade e tradição, um instrumento perfeito.

Fonte: Equipo

comentários

Postar um comentário